segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bem vido à Holanda

Freqüentemente, sou solicitada a descrever a experiência de dar á luz a uma criança com deficiência- Uma tentativa de ajudar pessoas que não tem com quem compartilhar essa experiência única a entendê-la e imaginar como é vivenciá-la.
Seria como...
Ter um bebe é como planejar uma fabulosa viagem de férias- para a Itália você compra montes de guias e faz planos maravilhosos O coliseu. O Davi de Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Você pode ate aprender algumas frases em italiano. E tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa.
O comissário de bordo chega e diz:
BEM VINDO Á HOLANDA
Holanda? Diz você O que quer dizer com Holanda? Eu escolhi a Itália EU devia ter chegado á Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália.
Mas houve uma mudança de plano vôo. -Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.
Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É  apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália, mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de ventos, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.
Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá; Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado.
Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá- Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado.
E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.
Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não ter chegado á Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda.

Um comentário:

  1. Q maneira singela e especial d se referir as mudanças e peças q a vida a nós apronta...

    Gostei daki volto mais x...

    Bjus

    ResponderExcluir